• Ir para conteúdo
  • Ir para menu
  • Acessibilidade
  • Texto Pequeno
  • Texto Normal
  • Texto Grande
  • Mudar contraste
  • Mudar contraste
Ferramentas Pessoais

Locais da Conferência


Da Barra da Tijuca ao Centro, vários locais da cidade do Rio de Janeiro estiveram envolvidos na realização da Conferência Rio+20 e eventos relacionados.

 

 

BARRA DA TIJUCA

 

Pavilhões da Riocentro na Barra da TijucaA) Riocentro

O Riocentro foi, durante a Rio+20, perímetro das Nações Unidas. No local, foram realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência. Ademais, lá foram realizados os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, série de debates em que a sociedade civil discutiu temas prioritários da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável.

 

Houveram ainda espaços para eventos paralelos da sociedade civil durante o período de negociações oficiais. O acesso ao local dependeu de credenciamento junto à ONU, responsável pela coordenação dos eventos oficiais da Conferência.

 

 

Imagem aérea do Parque dos AtletasB) Parque dos Atletas

Essa grande área livre em frente ao Riocentro foi dedicada a exposições governamentais e intergovernamentais. No local, foram montados pavilhões e 

exposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, representado em suas diferentes instâncias (municipal, estadual e federal) e Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).

 

Destacou-se o Pavilhão Brasil, em que foram apresentados programas e projetos do Executivo Federal para a promoção do desenvolvimento sustentável. O Parque dos Atletas foi ainda um espaço de debate, com a realização de seminários, palestras e mesas-redondas. Empresas parceiras também se fizeram presentes com demonstrações de inovação e gestão no campo da sustentabilidade.

 

 

Arena da Barra e arredores

C) Arena da Barra

A estrutura multifuncional da Arena da Barra foi o grande espaço de concentração da sociedade civil nas proximidades do Riocentro. Suas salas, auditórios e ginásio abrigaram palestras, seminários e outras atividades da sociedade civil, bem como serviram de centro de retransmissão dos eventos do Riocentro e demais locais da Conferência.

 



 

CENTRO

Vista aérea do Museu de Arte Moderna D) Museu de Arte Moderna (MAM)

Durante a Conferência, as galerias do Museu abrigaram exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O Futuro Que Queremos”. A cinemateca recebeu palestras e seminários organizados pela sociedade civil e mostra de filmes na temática do desenvolvimento sustentável. O Museu recebeu ainda a Arena Socioambiental, série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

 

E) Arena do MAM

Essa casa de espetáculos recebeu durante a Rio+20 concertos e outros eventos culturais patrocinados pelos parceiros do evento, além de servir de área para debates da sociedade civil organizados no âmbito da Cúpula dos Povos.



Vista aérea de galpões do Pier Mauá

F) Pier Mauá

Localizado em área central e de fácil acesso, o Píer Mauá foi destinado a apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade.

Foram apresentados e divulgados projetos do Governo Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil na seguinte disposição:

  • Armazém 1: Sociedade Civil
  • Armazém 2 : Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações e da Integração Nacional
  • Armazém 3: Finep
  • Armazém 4: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Imagem aérea do Galpão da CidadaniaG) Galpão da Cidadania

Localizado nas proximidades do Píer Mauá, o Centro Cultural de Ação da Cidadania recebeu uma série de eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura.

Foram organizados seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia com enfoque na sustentabilidade, entre outros encontros nas mais diversas áreas culturais.

A Cultura Rio+20 foi um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável. Confira como foi a programação especial do Ministério da Cultura.



Vista aérea do Parque do FlamengoParque do Flamengo

Local histórico por ter abrigado eventos da sociedade civil na Rio-92, o Parque do Flamengo foi novamente utilizado para a realização da Cúpula dos Povos.

 

A organização do evento esteve sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20. Informações adicionais podem ser obtidas no endereço eletrônico da Cúpula dos Povos.




Mapas com todos os locais da Conferência

 

Barra da Tijuca

Barra da Tijuca

A) Riocentro: Avenida Salvador Allende, 6555. Barra da Tijuca
B) Parque dos Atletas: Avenida Salvador Allende, s/n. Barra da Tijuca
C) Arena da Barra: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401. Barra da Tijuca


Centro do Rio de Janeiro

Centro
D) Museu de Arte Moderna: Avenida Infante Dom Henrique , 85 - Parque do Flamengo
E) Arena do MAM: Avenida Infante Dom Henrique , 85 - Parque do Flamengo

F) Piér Mauá: Avenida Rodriguez Alves, 10. Praça Mauá

G) Galpão da Cidadania: Avenida Barão de Tefé 75, bairro da Saúde  

NUVEM DE TAGS

Não existe conteúdo a ser exibido nessa área.

Itens relacionados

Parceria Oficial

Parceria Platinum

Parceria Diamante

Parceria Ouro

Marcas

spinner