• Ir para conteúdo
  • Ir para menu
  • Acessibilidade
  • Texto Pequeno
  • Texto Normal
  • Texto Grande
  • Mudar contraste
  • Mudar contraste
Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Rio + 20 Rio de Janeiro, Brasil
04 a 06 de junho de 2012

Seções
Você está aqui: Página Inicial NOTÍCIAS/IMPRENSA Notícias Nacionais Jovens voluntários aprendem sobre sustentabilidade e cidadania para atuar na Rio+20
08/06/2012 12:30

Jovens voluntários aprendem sobre sustentabilidade e cidadania para atuar na Rio+20


CNO Rio+20
Cerca de 1400 jovens realizaram cursos que incluíram temas como direitos humanos, gênero e igualdade racial.

“É muito diferente para mim. Nunca pensei que pudesse fazer parte de algo tão grande assim”, conta a estudante do ensino médio Rachel Matias, 18 anos. Ela se inscreveu como voluntária na Rio+20 com apoio da sua escola por considerar uma oportunidade e incentivo à ação jovem. Para Rachel, a experiência de ter convivido com colegas portadores de deficiência durante o treinamento a fez prestar mais atenção às necessidades do grupo.

 

Rachel é um dos 1.400 voluntários que atuarão durante a Conferência. Foi selecionada por um projeto de cooperação técnica desenvolvido pelo Comitê Nacional Organizador da Rio+20 (CNO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A capacitação dos jovens foi realizada pelo PNUD/CNO, juntamente com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

 

A coordenadora de acessibilidade e inclusão social do CNO da Rio+20, Marcia Adorno, aponta a importância dos voluntários para a Conferência. “O projeto de voluntariado é importante, pois levanta debates sobre o tema da Rio +20 entre os jovens de diferentes classes sociais”, explica a coordenadora.

 

A afinidade com as questões ambientais e a chance de participar de um grande evento foi o que motivou o estudante Renan de Oliveira, 18 anos, a procurar a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro para tornar-se voluntário da Conferência. Ao longo do treinamento, Renan entendeu que a Rio+20 vai tratar da sustentabilidade e que isso inclui cidadania.

 

“Durante as aulas, eu aprendi que tenho que ser um cidadão ativo. Devemos agir pensando sempre no próximo quando fizermos alguma ação, pois isso também é cidadania”, explicou. Renan acredita que a Rio+20 trará grandes mudanças para o mundo, principalmente para o Rio de Janeiro, sede da Conferência.

 

O jovem deficiente visual Carlos André, 20 anos, também se cadastrou para ser voluntário, inicialmente, pela grandeza do evento. Acabou mudando seus conceitos após uma semana intensiva de cursos. “Temos que pensar não apenas em dinheiro, mas também em cidadania e em nossos direitos. Além de ter a consciência de que vivemos em conjunto”, contou Carlos, que é formado em Rádio e TV.

 

Sobre o programa de voluntários

 

Neste sábado (09/06), todos os voluntários participarão de uma formatura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), onde receberão certificados de atuação voluntária e serão cadastrados em um banco de dados para futuros eventos no Rio de Janeiro. 

 

A “Parcerias para Realização da Rio+20”, projeto de cooperação técnica desenvolvido pelo Comitê Nacional Organizador da Conferência (CNO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) selecionou cerca de 1.400 voluntários que atuarão durante a Conferência. A capacitação dos jovens foi realizada pelo PNUD/CNO, juntamente com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.  

 

As ações sob responsabilidade dos voluntários são: 

  • Visitas a comunidades;
  • Atividades nas áreas de sustentabilidade;
  • Atividades nas áreas de Tecnologia de Informação (TI);
  • Atividades de orientação e apoio à sociedade civil.

 

Além de estudantes universitários e pós-graduandos, cerca de 700 voluntários são moradores de comunidades da cidade do Rio de Janeiro. Deficientes visuais e físicos também fazem parte do grupo que passou por treinamento e cursos que incluíram temas como Direitos Humanos, Gênero e Igualdade Racial. 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Não existe conteúdo a ser exibido nessa área.

NUVEM DE TAGS

Não existe conteúdo a ser exibido nessa área.

Parceria Oficial

Parceria Platinum

Parceria Diamante

Parceria Ouro

Marcas

spinner