• Ir para conteúdo
  • Ir para menu
  • Acessibilidade
  • Texto Pequeno
  • Texto Normal
  • Texto Grande
  • Mudar contraste
  • Mudar contraste
Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Rio + 20 Rio de Janeiro, Brasil
04 a 06 de junho de 2012

Seções
Você está aqui: Página Inicial NOTÍCIAS/IMPRENSA Notícias Nacionais Artesãos usam produtos naturais brasileiros para produzir joias sustentáveis
15/06/2012 12:40

Artesãos usam produtos naturais brasileiros para produzir joias sustentáveis


CNO Rio+20

Fibras naturais, sementes, gemas, escamas de peixe e folhas. Todos esses elementos, a princípio, simples podem virar objetos de valor. Cada vez mais artesão e designers brasileiros têm-se inspirado na natureza para confeccionar joias sustentáveis.
 
As biojoias podem ser feitas somente com os produtos naturais ou elaboradas na companhia de metais preciosos. Além das peças serem produzidas em harmonia com meio ambiente, também promovem a inclusão social.

“Buscamos promover a qualificação e a diversificação dos produtos que destaquem a identidade local, com geração de trabalho, renda e a valorização da cultura”, explica Nilvana Soares, Coordenadora-Geral de Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo.


O mercado consumidor destes produtos está crescendo no mundo e os artesão brasileiros têm valorizado cada vez mais o uso de matéria-prima local, lançando mão da rica biodiversidade do interior do Brasil.

“A produção significa a utilização de materiais coletados, sem agressões ao local de origem. O ideal é que as empresas do segmento privilegiem a compra de matérias-primas coletadas por comunidades rurais. Assim acontece o retorno social”, afirma a professora de Design de Joias da Universidade do Estado do Pará, Rosângela Gouveia.

O desenvolvimento sustentável e a economia verde inclusiva são os principais temas da Rio+20. Estes conceitos estão sendo vivenciados na prática por diversas comunidades brasileiras. A artesã e designer paranaense Selma Montenegro é um dos exemplos. Ela vive na Amazônia e cria suas joias utilizando, principalmente, as sementes de Inajá e Tucumã.

“Sempre achei que as pessoas não valorizam o que nós temos, muita gente trata como lixo algo que é precioso. Eu posso dar uma função para sementes de frutos que eram consumidos e descartados”, argumenta Selma.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Não existe conteúdo a ser exibido nessa área.

NUVEM DE TAGS

Não existe conteúdo a ser exibido nessa área.

Parceria Oficial

Parceria Platinum

Parceria Diamante

Parceria Ouro

Marcas

spinner