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Ferramentas Pessoais
15/06/2012 16:35

Preservar e incluir: aprendendo na prática


CNO Rio+20
Projetos de universidades federais fazem alunos descobrir na prática os caminhos para o desenvolvimento sustentável

Diversos Chefes de Estado e de Governo vão se reunir nos próximos dias para debater o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Essa discussão, no entanto, não se restringirá aos líderes mundiais.

Estudantes universitários federais se uniram a alunos do ensino fundamental e moradores de comunidade para discutir a sustentabilidade na prática. Dentro e fora de sala de aula, os alunos aprenderam a preservar e incluir, organizar projetos e despertar a consciência ambiental dos moradores de suas comunidades.

Os grupos dos Observatórios de Turismo da Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, organizaram comitês gestores formados por representantes das cidades de Cavalcante (GO), Cristalina (GO) e Brasília (DF), que foram capacitados para estudar a região e traçar um perfil socioeconômico, cultural e turístico.
 
“O resultado desses estudos é muito bom. A comunidade acaba percebendo onde é preciso investir, mudar, adaptar. E, como consequência, o turismo recebe mais demandas e profissionalização”, explicou a coordenadora dos observatórios, professora Elisângela Machado.

O Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por sua vez, criou dois projetos: o Educazer, que envolve alunos do ensino fundamental, e o Serração, em que são organizadas oficinas para discutir temas relacionados às potencialidades locais do município de Quatro Barras (PR). 

No Rio de Janeiro, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Turismo e Inclusão Social (TUris) da Universidade Federal Fluminense (UFF) criou o projeto “Visitas e Viagens Técnicas”. O objetivo é utilizar o turismo como ferramenta de inclusão social e incentivo à conservação ambiental.

São feitas visitas a unidades de conservação como o Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional Itatiaia, Parque Estadual da Serra da Tiririca para que, por exemplo, sejam criadas rotas dentro dos parques sem que a floresta seja colocada em risco ou as dependências do parque sejam poluídas.

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