Feb 21, 2012 08:00 AM
Folha de S. Paulo
Dalai-Lama quase causa saia-justa durante a Eco-92
DE BRASÍLIA - No dia 21 de dezembro de 1991, o Itamaraty autorizou o embaixador em Washington, Rubens Ricupero, a conceder visto de turista a um certo Lodi Gyari, cidadão indiano.
De próprio punho, no telegrama, o chanceler Francisco Rezek explica "para exclusivo conhecimento de Vossa Excelência" que a visita está ligada a um dos episódios mais pitorescos da Eco-92: a visita do Dalai Lama. Lodi Gyari, explicava a correspondência, era representante do religioso budista.
O líder tibetano criou uma saia justa para o Brasil ao decidir vir ao Fórum Global, o encontro das ONGs, que antecedeu a cúpula do Rio.
Os chineses, que anexaram o Tibete em 1951 e forçaram seu chefe espiritual ao exílio na Índia, avisaram que "a presença do Dalai Lama seria a não presença deles", nas palavras do ex-chanceler Celso Lafer. "Sem a presença da China eu não me sentiria em condições de tocar uma reunião como aquela", disse.
Para ler a matéria na integra acesse o portal eletrônico da Folha de S. Paulo.
- READ MORE NEWS
-
There is not content to be displayed in this area.