• Skip to content
  • Skip to menu
  • Accessibility
  • Small Text
  • Normal Text
  • Large Text
  • Changing contrast
  • Changing contrast
Personal tools

Coletiva de 18 de junho, às 18h


Coleva de imprensa com o Embaixador Luiz Alberto Figueiredo e o porta-voz da ONU Nikhil Seth

Coordenador de imprensa da Rio+20, ministro Rodrigo Baena Soares:

Boa tarde a todos, o Embaixador Figueiredo, como habitualmente, fará uma breve introdução e depois responderá a duas perguntas, mas a negociação ainda está em curso, então, haverá um tempo restrito, infelizmente, para as perguntas. Ele responderá a três ou quatro perguntas, tudo bem? Continuando.

 

Embaixador Luiz Alberto Figueiredo:

Boa tarde a todos, eu peço desculpas pelo atraso, eu estava, estou presidindo uma reunião de consultas e é por isso que eu não posso demorar muito aqui, tenho que voltar para a reunião de consultas, mas eu devo dizer que as coisas estão avançando bem.

É claro que hoje o dia vai ser um dia longo, mas nós estamos conseguindo avançar bastante no texto. Eu sei que vocês vão querer saber que percentagem nós avançamos, mas esse é o tipo da informação que eu não tenho, porque eu não fiz as contas. Mas o fato é que nós estamos vencendo os obstáculos que ainda restavam e, mais tarde, quando estiver tudo fechado, o Ministro Patriota pediu para eu avisar que ele virá pessoalmente conversar com vocês, para explicar como foi o fim dos trabalhos. De modo que é um exercício de paciência, eu peço que vocês também tenham essa paciência.

Nesse momento, as negociações continuam, é a fase final, todos estão plenamente conscientes de que é a fase final, e há um ânimo muito positivo, por conta disso, no sentido de encontrarmos as fórmulas finais que permitam um resultado que todos nós queremos.

 

Eu abro a perguntas.

 

Pergunta de Claudio Angelo, da Folha de São Paulo:

Boa noite Embaixador, minha pergunta, eu acho que é óbvia, o que é que “está pegando” nos pontos: meios de implementação; a questão do “upgrade” do PNUMA, parece que a linguagem que deve ficar é a que o Brasil estava propondo que ficasse, não háconversão em agência  especializada da ONU; os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. E, por fim, quebrou-se a resistência dos Estados Unidos ao acordo de implementação da UNCLOS?

 

Resposta de Luiz Alberto Figueiredo:

A questão de oceanos continua sendo negociada. Como vocês sabem, é uma área que requer um esforço negociador um pouco mais intenso. Em todas as áreas nós estamos concluindo os textos. E você perguntou além de Oceanos, o quê?

Bom, PNUMA, o texto que ficou foi o texto apresentado pelo Brasil, com duas alterações oriundas de um texto que tinha sido objeto de consultas na semana passada e foi incorporado ao corpo do texto apresentado pelo Brasil e, portanto, faz parte de um processo negocial longo também. Esse é o texto que nós temos sobre a mesa.

 

Meios de implementação, estamos também na fase final de fechar fórmulas que atendam aos interesses, por um lado, de ambição pelos meios de implementação que permita uma ambição também na ação, porque uma coisa corresponde a outra.

Como eu disse, são seis horas da tarde, de uma tarde que ainda terá mais algumas horas e de uma noite que terá ainda mais umas tantas horas até nós fecharmos o texto completamente. E nós estamos absolutamente convencidos de que o texto vai ser fechado essa noite.

 

Pergunta de jornalista:

Eu ouvi, falando com União Europeia, que havia um desejo de estender um pouco a negociação para tentar chegar um pouco mais longe no texto. O senhor acabou de dizer que está absolutamente convencido de que fecha esta noite. É tão dramático estender um pouco mais, talvez pra conseguir mais convencimento de todas as partes? Isso pode acontecer? Existe realmente essa intenção da União Europeia de prolongar essas negociações?

 

Resposta do Embaixador Luiz Alberto Figueiredo

O que eu disse para os nossos colegas é que, se nos compararmos a um jogo de futebol, o tempo regulamentar das negociações terminou com o fim do Comitê Preparatório. Nós agora estamos na prorrogação. E a prorrogação nunca é um tempo mais longo do que o jogo propriamente dito. Há um limite de tempo. Nós temos que fechar o texto antes da chegada dos Chefes de Estado. E é nisso que nós estamos trabalhando.

 

Pergunta de Washington Novaes, da TV Cultura:

Embaixador, o texto em negociação sobre o PNUMA ainda inclui a possibilidade de ele ser transformado em um órgão no mesmo nível da Organização do Comercio, da Agricultura? Ou não, é um texto diferente?

 

Resposta do Embaixador Luiz Alberto Figueiredo

O texto sobre o PNUMA usa especificamente os termos “fortalecer” e “upgrade”. Este é o texto que está no documento que o Brasil propôs. Portanto, é um texto que, sim, dá margem a um processo de levar o PNUMA para um outro tipo de patamar. Apenas o texto não fala que o PNUMA passa a ser uma outra coisa. O termo “upgrade”, sim, está no texto.

 

Coordenador de imprensa da Rio+20, ministro Rodrigo Baena Soares:

Vamos passar a palavra para o representante das Nações Unidas.

 

Nikhil Seth:

Ambassador LuizFigueiredo Machado, distinguished representatives of the media, I just have a very short readout from the Conference Secretary-General, MrShaZukang.

“Negotiations are going smoothly. We are nearing the conclusion of the consultations on the text. Brazilian-led consultations have brought an accelerated and constructive dynamic to the negotiating process. The text that is on the table has been well received. Minor adjustments will still be introduced, but I am reasonably optimistic that we will be able to conclude discussions on negotiations as scheduled.

I appeal to all delegations to join forces, to show flexibility and a spirit of compromise so we can deliver, as planned, for the future we want. Thank you.”

CLOUD TAGS

There is not content to be displayed in this area.

Official Partnership

Platinum Partnership

Diamond Partnership

Gold Partnership

Marcas

spinner