Parque dos Atletas: uma volta ao mundo à beira da Lagoa de Jacarepaguá
Quem visitar o Parque dos Atletas nos dias da Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade (Rio+20) vai poder conferir experiências das boas práticas de sustentabilidade por todos os lados. Há exposições de 31 países, 16 empresas, 18 cidades e 17 estados brasileiros, 18 Agências do Sistema ONU, representantes do Legislativo e Judiciário do Brasil e 15 Organizações Governamentais Nacionais e Internacionais. É no Parque que fica o Pavilhão Brasil.
Dentre os projetos expostos, merecem destaque os de reciclagem de plástico, fabricação de móveis e roupas feitas de material reaproveitado, os sistemas de irrigação adaptáveis para regiões que sofrem com falta de água, geração de energia limpa e renovável e ainda, um protótipo do primeiro ônibus movido a hidrogênio do Brasil.
O visitante pode se divertir no espaço da Eletrobrás e de Furnas com o simulador 5D, que produz respingos de água e rajadas de vento, enquanto conhece as diversas formas de geração limpa e renovável de energia.
No Pavilhão PNUMA, é possível jogar Rio Forward +50, game que leva o jogador a decidir como será o Rio daqui a 50 anos. O jogo mostra como as ações tem efeito no meio ambiente e incentiva a tomada de decisões de forma coletiva e consciente.
Merece destaque uma maquete inteligente instalada no Pavilhão do Qatar que simular as mudanças clima em um bairro central de Doha, capital do país.
Os Correios trouxe o carro elétrico e toda a linha de produção de bolsas e almofadas confeccionadas a partir da reciclagem dos malotes dos carteiros.
Também desperta interesse o ônibus híbrido de hidrogênio, com tração elétrica, que tem tecnologia brasileira de ponta e foi desenvolvido com a parceria da Coppe/UFRJ, convida o público para passear até o Riocentro.
No Parque, também estão dispostos estandes dos Estados e suas culturas e diversidades. O público pode conferir uma variedade de frutas e sabores da culinária de cada região do Brasil na Praça da Sociobiodiversidade.
O acesso ao Parque é gratuito. De segunda à sexta, fica aberto das 11h às 20h. No sábado e no domingo, entre 10h e 20h. Mas para visitar o local, é bom se apressar: a partir do próximo dia 20 de junho, quando começam as reuniões de chefes de Estado no Riocentro, o Parque estará restrito a credenciados e fechado ao público, voltando a ser aberto nos dias 23 e 24 de junho.
Notícia relacionada: Pavilhão Brasil
- READ MORE NEWS
-
There is not content to be displayed in this area.