Cúpula dos Prefeitos: um dos legados de sucesso da Rio+20
A Cúpula dos Prefeitos, formada pelos 59 prefeitos das maiores cidades do mundo, integrantes do grupo C40, foi um dos legados de sucesso que resultaram da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
A Cúpula, que foi realizada no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, fez parte da programação paralela da Rio+20 e definiu metas objetivas para a redução da emissão de gases de efeito estufa no âmbito local.
As cidades integrantes do C40 comprometeram-se a reduzir em 12% as emissões até 2016. A proposta da meta foi feita pelo prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro. Ele anunciou que a capital carioca vai além e compromete-se a reduzir as emissões em 16% até 2016 e em 20% até 2020. Isso significa que o Rio vai emitir 2,3 milhões de toneladas a menos de carbono até 2020, na comparação com 2005.
No total, segundo o anúncio feito pela Cúpula dos Prefeitos, juntas, as megacidades vão reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 248 milhões de toneladas até 2020 e em 1,3 bilhão de toneladas até 2030.
O anúncio foi feito em conjunto, na abertura do evento, dia 18 de junho, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pelo prefeito de Nova York e presidente do C40, Michael Bloomberg, e pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que participou das reuniões por videoconferência.
Além da meta de redução das emissões, a Cúpula também anunciou um acordo de financiamento e assistência técnica em projetos de tratamento de lixo com o Banco Mundial. O objetivo é reduzir as emissões de gás metano, um dos mais poluentes para a atmosfera.
Política local
Muitas cidades integrantes do C40 apresentaram projetos de políticas locais sustentáveis. Entre elas está Bangcoc com o projeto de uma ferrovia que deixará de emitir 2,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano e Londres, que conta com o programa para impulsionar a eficiência energética residencial e prevê redução de 2,9 milhões de toneladas de gases emitidos na cidade inglesa.
O Rio de Janeiro, cidade-sede da Cúpula, lançou um pacote de medidas para que a cidade tenha um modelo de gestão sustentável, em parceria com o Banco Mundial, o Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono. Além disso, também apresentou as ações para redução das emissões dos gases de efeito estufa, sendo as principais medidas a serem tomadas pela prefeitura do Rio na área de transporte:
- Expansão do metrô carioca, chegando até a Barra da Tijuca;
- Criação de corredores especiais de ônibus (BRT);
- Construção de ciclovias integradas a meios de transporte público;
- Criação de linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT);
- Fechamento do lixão de Gramacho;
- Programa de reflorestamento da cidade.
A Cúpula
A C40 é formada pelos prefeitos das 40 maiores cidades do mundo, entre elas estão as brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O presidente do grupo é o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. No evento da Cúpula dos Prefeitos, realizado paralelamente à Rio+20, também foram convidados outros 19 municípios considerados importantes para um acordo mundial entre as grandes cidades.
- READ MORE NEWS
-
There is not content to be displayed in this area.