Serviços
Horário comercial
No Rio de Janeiro, o comércio de rua fica aberto das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o comércio costuma funcionar até as 13h, mas, em algumas áreas turísticas, pode ficar aberto durante a tarde. Nos shopping centers, o horário de funcionamento das lojas é das 10h às 22h, de segunda à sábado e de 14h ou 15h às 22h aos domingos.
Correios
Os serviços postais brasileiros satisfazem todos os padrões internacionais, e existem muitas agências dos correios pela cidade. A grande maioria funciona no horário comercial, com algumas variações. Algumas poucas agências funcionam fora desse horário, como até as 20 horas, ou aos sábados pela manhã. À exceção da agência do Aeroporto Internacional, nenhuma outra funciona no domingo. A maioria dos hotéis oferece serviço postal para as cartas e pacotes dos hóspedes, além de serviço de empacotamento.
Cartões de crédito
Grande parte dos estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro aceita os cartões Mastercard, Visa, American Express e Diners, além das bandeiras nacionais ELO e Hipermarcas.
Gorjetas
No Brasil há situações em que a gorjeta é obrigatória e já vem incluída nas notas fiscais de produtos ou serviços. É o caso de alguns restaurantes (10% do total consumido são acrescidos à nota) e de hotéis (10% também incluídos na nota). Os restaurantes que não cobram a taxa de serviço normalmente colocam essa informação no cardápio. Nestes casos o usual é uma gorjeta de 10%.Nos hotéis também é usual dar gorjeta ao mensageiro (funcionário que pega a bagagem no táxi e a leva até a recepção, e/ou que leva a bagagem até o quarto) e ao manobrista que estaciona seu veículo ou vai buscá-lo no estacionamento. Nestes casos, o valor da gorjeta é muito variável, não existindo um padrão.Não é comum dar gorjeta ao motorista de táxi. Eventualmente arredonda-se o preço da corrida.
Impostos
No Brasil, o valor dos impostos já está incluído no preço dos produtos e não há possibilidade de reembolso para turistas estrangeiros.
Bancos
As agências bancárias no Brasil fazem atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Antes de viajar, o/a turista estrangeiro deve certificar-se da aceitação de seus cartões de credito e de débito no Brasil.
Caixas eletrônicos
Máquinas eletrônicas de auto-atendimento (ATMs) são encontradas em vários locais públicos, algumas funcionando 24 horas por dia para saques em reais com os cartões mais conhecidos. Para sacar dinheiro com um cartão estrangeiro, procure os caixas eletrônicos com a marca das principais bandeiras de cartões, conforme a imagem ao lado.