Saúde
O sistema público de saúde brasileiro conta com ampla rede hospitalar e de postos de atendimento. Ainda assim, recomenda-se que o participante da Conferência adquira seguro de saúde antes de viajar.
Vacinas
Apesar de não ser obrigatória, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda a vacinação contra febre amarela para aqueles que visitarem o Distrito Federal e os seguintes estados:
|
|
Para que seja efetiva, a vacina deve ser tomada dez dias antes da entrada em áreas de risco. Ela é válida por dez anos. O Ministério da Saúde recomenda, ainda, a vacinação contra a hepatite A para aqueles que visitarem a região amazônica.
É possível verificar todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde do Brasil no site oficial.
É importante verificar também a lista de vacinas recomendadas pelo governo de seu país de nacionalidade ou residência
Medicamentos
A compra de alguns remédios, como antiinflamatórios, antitérmicos e analgésicos, pode ser realizada facilmente nas farmácias do país ou mesmo por telefone. No entanto, alguns medicamentos controlados, como antibióticos e antidepressivos, exigem apresentação de receita emitida por médico brasileiro, em geral, do mesmo Estado em que se pretende fazer a compra.
Por essa razão, recomenda-se ao viajante trazer de seu País de origem os medicamentos de uso contínuo e/ou que costuma utilizar, acompanhados de receita médica ou documento que comprove que os medicamentos são para uso pessoal.