• Ir al contenido
  • Ir al menú
  • Accesibilidad
  • Texto Pequeño
  • Texto Normal
  • Texto Grande
  • Cambio del contraste
  • Cambio del contraste
Herramientas Personales

Cambiar a contenido. | Saltar a navegación

  • Únete a nosotros:
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Rio + 20 Rio de Janeiro, Brasil
04 a 06 de junho de 2012

Secciones
Usted está aquí: Inicio NOTÍCIAS/IMPRENSA Sala de imprensa Notas Brasil, França e países africanos lançam amanhã acordo de cooperação científica - 036/2012
19/06/2012 20:30

Brasil, França e países africanos lançam amanhã acordo de cooperação científica - 036/2012


CNO Rio+20
Um grupo interdisciplinar composto por especialistas nacionais e internacionais irá definir estratégias de desenvolvimento e de transferência de tecnologia para o combate à desertificação no continente africano
O Brasil, por meio do Ministério da Ciência ,Tecnologia e Inovação e suas instituições Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e CNPq, iniciará uma série de ações estratégicas voltadas para a cooperação científica no continente Africano com o intuito de fortalecer o combate à desertificação, por meio de um acordo tripartite entre Brasil, França e o bloco regional  de países africanos do Sahel, prioritariamente.

 

O lançamento oficial do acordo será feito dentro da programação da Rio+20, na manhã, quarta-feira, 20 de junho, às 11h, no Pavilhão Brasil, no Parque dos Atletas.

 

 

A cerimônia de abertura contará com as presenças de Chefes de estados e pesquisadores de diversos países. Entre as autoridades já estão confirmados os ministros Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação), Pascal Canfin  (do desenvolvimento, da França) e Jean Kouldiaty (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Burkina Faso). Como convidado especial, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva.

 

 

A assinatura do acordo será feita  pelos senhores Michel Laurent, Presidente do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento –IRD (França); Abdoulaye Dia, secretário-executivo da Agencia Pan-africana da Grande Muralha Verde (África), Glaucius Oliva, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Brasil).  

 

 

Histórico

Esse acordo tripartite marca a consolidação de um iniciativa que teve início na segunda Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento  em regiões Semiáridas (ICID+18, em 2010, em Fortaleza). Já em outubro de 2011, o CGEE firmou parceria com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD/ França) e com a Agência Pan-Africana da Grande Muralha Verde (APGMV), na cidade de Niamey, capital do Níger. O acordo foi fortalecido no 6º Fórum Mundial da Água, com a importante direção do CNPq, em 2012, e agora será oficialmente lançado na Rio+20.

 

 

A área foco no continente é a faixa sahel-saariana, que apresenta clima árido e semiárido. A região engloba países como o Senegal, Sudão, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Chade e Níger. Foram também considerados como participantes neste projeto os países de língua portuguesa da África que apresentam  condições climáticas semelhantes.

 

 

Segundo o assessor do CGEE e presidente do Comitê Científico da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), Antônio Magalhães,  essa cooperação segue os objetivos da Convenção e prevê a estruturação de uma frente de pesquisa científica, que atuará em grupo. 

 

 

O que prevê o acordo

O acordo tripartite visa reforçar a governança e o desenvolvimento sustentável das terras secas, e apoiar políticas nacionais e locais, com foco em seis eixos temáticos:

 

1. Agricultura e alimentação;

 

2. Gestão dos recursos naturais (água, solo, biodiversidade, etc);

 

 3. Adaptação às mudanças climáticas;

 

4. Desenvolvimento sustentável e humano;

 

5. Governança;

 

6. Tecnologia e Inovação.

 

As agências de financiamento  CNPq – Brasil, AIRD- França e a APGMV- Região do Sahel africanos  devem trabalhar em estreita colaboração. Pretende-se, no futuro,  que esta iniciativa possa atrair novos doadores e financiadores do desenvolvimento impulsionando o desenvolvimento sustentável em terras secas africanas.

 

A iniciativa vai proporcionar também a transferência de  ciência e conhecimentos por meio de iniciativas de apoio e programas de pesquisa interdisciplinar.

 

Para mais informações:

Christiane Telles

Imprensa CGEE na Rio+20

(61) 9979-5747

LEER MÁS NOTICIAS

No hay contenido que se mostrará en esta área.

NUBE DE PALABRAS CLAVE

No hay contenido que se mostrará en esta área.

Asociación Oficial

Asociación Platinum

Asociación Diamante

Asociación Oro

Marcas

spinner