Píer Mauá marca Rio+20 com a popularização da Ciência e Sustentabilidade
Durante a Rio+20, realizada durante os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro, o Píer Mauá sofreu grandes transformações com a chegada da Conferência. O lugar acostumado com grandes embarcações se viu cheio de curiosos e influenciadores com o mesmo objetivo: contribuir para melhorar o desenvolvimento sustentável do planeta.
Entre palestras, estandes e exposições, o píer foi dividido em quatro ambientes:
- Armazém 1: dedicado à Sociedade Civil;
- Armazém 2: Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações e da Integração Nacional;
- Armazém 3: Finep (Financiadora de Estudos e Projetos);
- Armazém 4: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Entre os destaques do Píer Mauá estava o barco movido a energia solar desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina. O barco solar foi projetado para ser usado no transporte de estudantes dos arredores da Capital paraense, mais especificamente na comunidade Santa Rosa. A embarcação vai ajudar não só a reduzir a poluição causada pelos barcos movidos a diesel nos rios, mas também a melhorar a qualidade de vida de animais da região, uma vez que há redução de barulho com os silenciosos motores elétricos.
Outro sucesso de público no Píer Mauá durante a Rio+20 foi o Armazém 4. Conhecido também como o Armazém da Popularidade, o local abriu um novo mundo de ciência e sustentabilidade ao público. Temas da Conferência como a produção de energia limpa, meio ambiente, a diminuição da pobreza e direitos civis eram vistos em jogos e exposições interativas.
“O cidadão tem direito a conhecer o básico da ciência e assim ter condições de tomar decisões que ajudarão a decidir os rumos do país”, explicou o diretor do Departamento de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ildeu Moreira. O grande espaço foi dividido em três grupos: biodiversidade, popularização da ciência e os biomas do Brasil.
A temporada da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Píer Mauá foi encerrada com uma escola de samba da Zona Norte do Rio de Janeiro.
- LEER MÁS NOTICIAS
-
No hay contenido que se mostrará en esta área.