Parque Nacional da Tijuca terá o maior sistema de trilhas sinalizado do Brasil
O Parque Nacional da Tijuca vai inaugurar, no próximo domingo, 17 de junho, o maior sistema de trilhas sinalizado do Brasil. Esta será a primeira ação do Projeto Travessias, que pretende sinalizar trilhas em outros nove Parques Nacionais. A cerimônia contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teireira.
Apesar de trabalhar apenas com trilhas pré-existentes em seu percurso, o grande diferencial do projeto é a integração dos caminhos em um único roteiro que inclui diversos pontos turísticos de considerável valor histórico-cultural, apresentando-os de maneira gradual no decorrer dos roteiros.
São 30 quilômetros de trilhas circulares, onde os visitantes interagem com estruturas históricas dos séculos XVIII e XIX, como Capela Mayrink e as ruínas do Sítio Midosi, e também com panoramas naturais clássicos da Unidade, como o Pico da Tijuca e o Bico do Papagaio. O circuito interno, com aproximadamente 12 quilômetros, leva dois dias para ser completado, enquanto o externo, com quase o dobro da extensão, 20 quilômetros, propõe um roteiro de quatro dias.
Outra novidade é a sinalização rústica que utiliza as próprias árvores e rochas como referência. As placas indicativas são feitas com garrafas pet recicladas. O Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pela gestão do Parque Nacional da Tijuca, acredita que a inauguração dos circuitos circulares aumentará a visitação e ajudará no manejo das trilhas.
Em harmonia com pressupostos da Rio+20, o projeto aposta na visão atual de um turismo ecológico que se baseia na colaboração da sociedade para garantir a preservação de áreas verdes, mediante um trabalho de educação ambiental.
- LEER MÁS NOTICIAS
-
No hay contenido que se mostrará en esta área.