Ministério da Pesca e Aquicultura debate política sustentável da área na Rio+20
O Seminário promovido pelo MPA trouxe à Rio + 20 debate sobre políticas sustentáveis e permitiu a troca de experiências entre Brasil e Noruega. O Ministro Marcelo Crivela recebeu autoridades da Noruega, segundo maior exportador de pescado do mundo, e especialistas brasileiros em pesca e aquicultura.
“A sustentabilidade é a base de todo trabalho feito na Noruega. O peixe é muito importante para o país. A comida marinha norueguesa é segura e saudável. Espero poder transmitir tecnologia para várias partes do mundo”, afirmou a vice-ministra da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega, Katrine Gramstad.
Brasil e Noruega já estabeleceram projetos de cooperação nas áreas de sanidade pesqueira, aquicultura e captura. O Brasil conta com ampla rede de laboratórios públicos e de pesquisa capacitados a atestar a sanidade do pescado.
A inclusão social de pescadores e aquicultores, a estruturação da cadeia produtiva e o fortalecimento do
mercado interno são prioridades. “Para fortalecer o setor e promover o crescimento é importante ter uma desoneração fiscal e linhas de crédito melhores” destacou o Ministro Crivela.
O Seminário foi dividido em duas mesas:
- “Gestão Sustentável dos Recursos Pesqueiros” dirigida pelo Diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca Industrial do MPA;
- “O Uso das Águas para a Inclusão Produtiva” mediada pela secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura.
- LEER MÁS NOTICIAS
-
No hay contenido que se mostrará en esta área.