• Ir al contenido
  • Ir al menú
  • Accesibilidad
  • Texto Pequeño
  • Texto Normal
  • Texto Grande
  • Cambio del contraste
  • Cambio del contraste
Herramientas Personales
03/07/2012 15:00

Governos: alguns compromissos assumidos durante a Rio+20


CNO Rio+20
Cidades se comprometem a reduzir emissões e fundos disponibilizam recursos para investimentos verdes

No âmbito governamental, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, chegou a muitos acordos. Um dos seus legados de sucesso foi o compromisso assumido por prefeitos das maiores cidades do mundo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 12% até 2016, e em 1,3 bilhão de toneladas até 2030.

 

 

Essa definição saiu da Cúpula dos Prefeitos, formada pelos prefeitos integrantes do grupo C40, que foi realizada paralelamente à Rio+20 no espaço Humanidades, no Forte de Copacabana. O C40 é presidida pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e reúne 59 das maiores cidades do mundo, entre elas, as brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

 

Outro compromisso assumido durante a Rio+20 foi a criação do primeiro Banco de Investimentos Verdes (Green Investment Bank) do país e, muito provavelmente, do mundo, anunciada pelo Vice-Primeiro Ministro do Reino Unido, Nick Clegg.

 

 

Seu objetivo será financiar empreendimentos de infraestrutura com baixa emissão de carbono a partir deste ano. Algumas das áreas na mira do governo serão a energia eólica (em especial os parques eólicos offshore, em alto mar), a destinação e o tratamento correto de resíduos e a eficiência energética, tanto para empresas quanto para pessoas.

 

 

A instituição deverá começar com £3 bilhões (quase R$8 bilhões). Não terá como mantenedor o tesouro britânico e espera-se que até 2015 o país capte no mercado cerca de £15 bilhões (quase R$ 40 bilhões) a fim de disponibilizar mais recursos para os investimentos verdes.

 

 

O Brasil também anunciou durante a Rio+20 que vai colocar 10 milhões de dólares na África e pequenas ilhas para processos de mitigação e adaptação desses países, independentemente da criação de um fundo internacional. 

 

“Com esse gesto, queremos mostrar que achamos fundamental introduzir a questão dos fundos na pauta daqui para frente",  declarou a Presidenta Dilma Rousseff. "É voluntário. O Brasil põe o que quer, cada um põe o que quer. É um sinal de que achamos que temos que caminhar nessa direção".

 

 

 
Link relacionado: 
Leia matéria no Blog do Planalto com declaração da Presidenta Dilma sobre importância dos países irem além dos acordos firmados. 
LEER MÁS NOTICIAS

No hay contenido que se mostrará en esta área.

NUBE DE PALABRAS CLAVE

No hay contenido que se mostrará en esta área.

Asociación Oficial

Asociación Platinum

Asociación Diamante

Asociación Oro

Marcas

spinner