• Ir al contenido
  • Ir al menú
  • Accesibilidad
  • Texto Pequeño
  • Texto Normal
  • Texto Grande
  • Cambio del contraste
  • Cambio del contraste
Herramientas Personales

Cambiar a contenido. | Saltar a navegación

  • Únete a nosotros:
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Rio + 20 Rio de Janeiro, Brasil
04 a 06 de junho de 2012

Secciones
Usted está aquí: Inicio NOTÍCIAS/IMPRENSA Notícias Nacionais Celebração da Rio 92 vira inspiração para compromissos mais ambiciosos na Rio+20
15/06/2012 21:10

Celebração da Rio 92 vira inspiração para compromissos mais ambiciosos na Rio+20


CNO Rio+20
Cerimônia aconteceu na noite desta sexta-feira, no Riocentro

Sha Zukang, Antonio Patriota e Fernando CollorA celebração de duas décadas da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (Rio 92), nesta sexta à noite, no Riocentro, virou uma plataforma de apoio e inspiração para que as nações assumam compromissos mais ambiciosos nas negociações sobre o desenvolvimento sustentável na Rio+20.

A cerimônia contou com a participação do senador e então presidente da República Fernando Collor de Mello e do Secretário-Geral da Rio 92, Maurice Strong. Também estiveram presentes o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang, além dos co-presidentes do Comitê Preparatório da Rio+20, John Ashe e Sook Kim.

Em sua apresentação, o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, lembrou que a Rio 92 lançou bases conceituais e políticas inovadoras que viriam a pautar as futuras discussões sobre o desenvolvimento sustentável e inclusão social. O Embaixador reforçou a importância de buscar inspiração no passado para dar passos à frente com a Rio+20. “Essa celebração é uma chamada à ambição e uma lembrança daquilo que pode ser alcançado quando os grandes líderes trabalham em conjunto”, afirmou.

Presidente da República à época da Rio 92, o senador Fernando Collor de Mello lembrou que os momentos e os objetivos das duas conferências são distintos, mas o espírito deve ser o mesmo. “Temos que manter elevado o nível dos nossos objetivos. Não podemos retroceder”, afirmou.

Já o Secretário-Geral da Rio 92, Maurice Strong, foi ainda mais contundente: “Hoje ainda existe uma lacuna enorme entre a ciência sobre sustentabilidade e a política. Temos a obrigação de aproximá-los. Essa é uma conferência sobre o futuro da nossa civilização”, afirmou, em um discurso aplaudido de pé.

As reminiscências de Collor e Strong sobre a Rio 92 levaram o Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang, a pedir união em prol de objetivos comuns ao desenvolvimento sustentável. “Que essa celebração sirva para nos reenergizar. O espírito da Rio 92 pode nos revigorar e nos levar ao caminho que tanto almejamos”, afirmou, antes de encerrar com uma mensagem otimista. “Quando as nações trabalham em harmonia, coisas grandiosas podem acontecer”.

 

Fotografia por Paulo Figueiras.

LEER MÁS NOTICIAS

No hay contenido que se mostrará en esta área.

NUBE DE PALABRAS CLAVE

No hay contenido que se mostrará en esta área.

Asociación Oficial

Asociación Platinum

Asociación Diamante

Asociación Oro

Marcas

spinner