• Ir al contenido
  • Ir al menú
  • Accesibilidad
  • Texto Pequeño
  • Texto Normal
  • Texto Grande
  • Cambio del contraste
  • Cambio del contraste
Herramientas Personales
21/06/2012 19:35

CAIXA assina acordo sustentável com governo alemão


CNO Rio+20
Parceria vai incentivar ações com foco na Eficiência Energética, Energias Renováveis e Mudanças Climáticas

A Caixa Econômica Federal assinou, nesta quinta-feira, 21 de junho, um Memorando de Entendimento com a agência alemã Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que visa intensificar e ampliar a parceria técnica entre a CAIXA e a GIZ, dentro do marco da cooperação bilateral dos governos brasileiro e alemão na realização de atividades de interesse mútuo, quanto a Eficiência Energética, Energias Renováveis e Mudanças Climáticas. O documento foi assinado pelos presidentes da CAIXA, Jorge Hereda, e da GIZ, Kurt Bernd Eisenblätter, no estande da CAIXA no Parque dos Atletas.

O acordo permitirá o alinhamento de atividades comuns com estratégias e programas nacionais de eficiência energética, com incentivos financeiros e linhas de financiamento específicas, englobando setores públicos e privados, industrial, comercial ou de prestação de serviços, e de habitação. O memorando abrange diversas fontes de energias renováveis, como a fotovoltaica, solar térmica, eólica e a geração de energia baseada no aproveitamento de biomassa e de resíduos.

A parceria entre a CAIXA e a GIZ também se dará dentro do Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), incluindo as áreas do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) e o Fundo Clima, cujos objetivos são diminuir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar a sociedade aos impactos decorrentes das mudanças climáticas.

A partir da assinatura, a CAIXA realizará um estudo sobre eficiência energética, em parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW Bankengruppe. A pesquisa identificará e qualificará este mercado no Brasil, fornecendo diagnóstico e características, com análise da demanda e oferta de financiamentos para eficiência energética. O estudo irá subsidiar a criação de linha de crédito da CAIXA direcionada para a eficiência energética.

O memorando é mais um resultado da cooperação entre os dois países. O Brasil é parceiro estratégico da Alemanha, com um histórico de acordos assinados que visam o crescimento tecnológico e desenvolvimento sustentável. A atuação conjunta mais recente se deu no Programa Energia Brasil-Alemanha, por intermédio do apoio da GIZ no desenvolvimento e implantação de Sistemas de Aquecimento Solar em empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), na cidade do Rio de Janeiro. A cooperação entre a Alemanha e o Brasil existe há mais de 45 anos, com base nos objetivos, estratégias e interesses comuns.

LEER MÁS NOTICIAS

No hay contenido que se mostrará en esta área.

NUBE DE PALABRAS CLAVE

No hay contenido que se mostrará en esta área.

Asociación Oficial

Asociación Platinum

Asociación Diamante

Asociación Oro

Marcas

spinner